Redes de Computadores

Redes de Computadores e a alta demanda das empresas

Mariana Brito
2015-10-23 17:02:01 Z

Smartphones, aplicativos, sistemas digitais e instrumentos diversos de conectividade fazem parte da sua rotina e principalmente do dia a dia dentro de uma empresa — de qualquer tipo, formato ou tamanho. Os relacionamentos internos, reuniões, projetos e a comunicação com clientes, fornecedores e parceiros dependem cada vez mais das tecnologias de rede. Sem contar que trabalhar com um sistema estruturado aumenta a produtividade e a competitividade no mercado. O profissional de Redes de Computadores torna-se, nesse contexto, fundamental dentro do ambiente corporativo. Entenda a demanda para o trabalho com tecnologias e sistemas de rede:

redes de computadores

O papel do profissional nas empresas

Hoje, todas as empresas precisam de projetos de sistemas de redes de computadores locais e de longa distância. O profissional do setor é responsável por elaborar, implantar e gerenciar esse tipo de projeto, nas mais diversas instâncias: ele atua na configuração de serviços de rede e de comunicação de dados; na conectividade entre sistemas heterogêneos; na execução de diagnóstico, avaliação de desempenho e medidas corretivas relacionadas à comunicação de dados; e na manutenção da segurança de redes.

Para isso, o profissional deve passar pelo curso de graduação, momento em que entra em contato com as técnicas e conceitos necessários para exercer a função. É uma formação multidisciplinar que, além de trazer ao egresso do curso as habilidades específicas necessárias, acompanha continuamente as novas tecnologias de redes. Uma grande vantagem nessa área é que as novidades, geralmente, implicam mais segurança, e, consequentemente, mais possibilidades para os projetos, mais praticidade de manejo e mais benefícios para as corporações.

Baixar ebook

Os segmentos de atuação  em redes de computadores

Há demanda para profissionais dessa área em diversos segmentos:

  • Gerente de Projeto e Gerência de Redes: responsável por supervisionar a equipe de redes, formada por técnicos e analistas, e por propor e manter projetos de TI dentro do ambiente corporativo.
  • Analista de Suporte: suporte ao ambiente operacional dos aplicativos. É responsável pela infraestrutura de hardware, softwares e utilização das redes. O profissional faz o monitoramento e propõe avanços e soluções para problemas associados aos ambientes de rede.
  • Analista de Segurança de Redes: responsável por projetar e colocar em prática, dentro das empresas, política de segurança da informação. Estuda falhas de segurança e adota medidas corretivas.
  • Consultor de tecnologia na área de Redes: profissional que executa serviços de consultoria, incluindo a confecção de projetos e diagnósticos na área de rede de computadores.

A demanda do mercado

O mercado para profissionais de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido: segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o déficit pessoal no setor chega a 40 mil profissionais. Para 2015, é esperado um crescimento total de 5% em relação ao ano anterior na área, movimentando aproximadamente 430 bilhões de reais. E, no Brasil especificamente, os segmentos de redes de computadores e conectividade são considerados os mais promissores dentro da área de Tecnologia da Informação. Focando nas carreiras da área, o profissional mais procurado é o analista de segurança da informação.

Essa demanda é reflexo da necessidade crescente de implantar estrutura de informática dentro das empresas – e de diversos setores e portes, não apenas de TI. A banda larga móvel, smartphones, o 4G e redes corporativas ganham expressividade e se tornam fundamentais no ambiente empresarial. Como consequência, os serviços móveis e os profissionais da área são cada vez mais requisitados no mercado.

Você se interessa pela área de TI? O que acha da atuação dos profissionais de Redes de Computadores? Deixe o seu comentário!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos