Cada um de nós, seres humanos, temos as nossas próprias obrigações ambientais: não jogar lixo nas ruas, não desperdiçar água e energia, participar das coletas seletivas — caso o seu bairro tenha essa opção — entre outras.
Porém, ainda que todos se mobilizem — seus amigos e familiares — precisaremos do apoio das grandes empresas e indústrias para reduzir os impactos ambientais causados a natureza. Nesse sentido, o trabalho do tecnólogo em gestão ambiental é fundamental. Esse profissional adquire na faculdade os conhecimentos necessários para proteger o nosso planeta, preservando assim, os nossos bens naturais.
Está pensando em fazer o curso de Gestão Ambiental e quer saber se está pronto para mergulhar de cabeça nesse mercado? Confira, a seguir, o que você aprenderá nessa graduação e quais são as principais competências desse profissional. Acompanhe com a gente!
O funcionamento de uma organização
Se você está pensando em se tornar um gestor ambiental, saiba que esse profissional é, antes de mais nada, um importante executivo dentro das organizações. Por essa razão, disciplinas como: Comunicação Empresarial, Administração de Empresas, Psicologia Organizacional, Sociologia das Organizações e Filosofia e Ética Profissional serão fundamentais para formar o tipo de líder ambiental que as empresas precisam.
Matemática, Estatística e Contabilidade, sim!
Além de planejar, desenvolver e executar projetos em prol do meio ambiente, os gestores ambientais, precisam, também, apresentar os resultados de suas ações aos gestores da empresa. Para comprovar a redução dos custos e impactos das ações organizacionais, você vai precisar aprender sobre: Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística e, claro, Economia.
Mas, não se assuste! A matemática quando aliada a um assunto que você tem grande interesse, como meio ambiente, redução dos impactos e benefícios estruturais, pode ser compreendida com muito mais facilidade.
Tudo sobre o meio ambiente
É até meio óbvio, mas no Tecnólogo de Gestão Ambiental você vai aprender tudo sobre os recursos naturais do nosso planeta. Na disciplina de Geoprocessamento, por exemplo, você poderá monitorar e analisar a superfície da Terra e, assim, detectar zonas vulneráveis e até mesmo mapear as áreas que sofrem mais impactos.
Além do solo, você estudará também as melhores formas de gerenciar os recursos hídricos, energéticos, geológicos, minerais e químicos por meio das disciplinas de Gestão dos Recursos Hídricos, Recursos Energéticos, Gerenciamento de Riscos Ambientais, Gestão dos Recursos Naturais e muito mais.
Vale lembrar que além desses conhecimentos, você aprenderá também Direito e conviverá constantemente com as leis ambientais.
Quais características são essenciais em um gestor ambiental?
Para colocar em práticas os projetos ambientais dentro das organizações, o gestor ambiental precisa ser corajoso, firme em suas decisões e bastante comunicativo. Ele precisa ter conhecimentos profundos no negócio em que está inserido, para assim tomar as melhores decisões para a empresa. Por incentivar as práticas mais adequadas dentro das grandes empresas e indústrias, esse profissional precisa, também, ter uma habilidade nata de ensinar e motivar as pessoas, afinal, ele é um importante educador ambiental, dentro e fora das organizações.
Se identificou com alguma das disciplinas e características pessoais do curso? Pode ser que o curso de Gestão Ambiental seja o ideal para você! Compartilhe conosco as suas impressões, ficamos felizes em solucionar as suas dúvidas.