Você sabe como é o curso de enfermagem? Ele forma profissionais que atuarão lado a lado com médicos e demais membros da equipe de saúde. O maior objetivo de um enfermeiro é garantir que todos os procedimentos necessários aconteçam com cuidado, zelando pelo bem-estar do paciente.
Muito importante na área da saúde e fundamental para o bom funcionamento de um hospital, essa é a carreira ideal para quem gosta de ajudar o próximo. Se você pensa em ingressar nesse curso, então leia este post com atenção até o final. Vamos explicar tudo sobre essa graduação!
O que é enfermagem?
Pode ser considerada uma ciência, na medida em que reúne conhecimentos necessários para o apoio no tratamento médico e também no acolhimento de pacientes, seja em unidades de saúde, em hospitais e até mesmo em casos de procedimentos domiciliares.
É do enfermeiro a responsabilidade de ministrar medicamentos, acompanhar a alimentação, executar os procedimentos determinados pela equipe médica, cuidar da higiene e do bem-estar dos pacientes, coletar materiais para serem usados em exames, entre outros.
Para atuar como enfermeiro, é preciso cursar uma graduação e se habilitar junto aos órgãos de classe da profissão, regionalmente.
Como é o curso de enfermagem?
Tem duração prevista de quatro anos e um currículo construído nos pilares de três áreas do conhecimento: humanas, exatas e biológicas. O objetivo é dar um conhecimento global ao futuro enfermeiro do funcionamento do corpo humano, das doenças e seus tratamentos e dos impactos da atuação profissional na sociedade.
O curso é dividido em disciplinas teóricas, que darão a base para o desenvolvimento de habilidades do futuro enfermeiro e cadeiras práticas. São nelas que o estudante exercerá, com supervisão e orientação, as funções de enfermeiro.
Assim, você já sai do curso com noções reais da profissão. Na hora de escolher a universidade, vale observar esse aspecto.
Curso técnico e auxiliar
O curso de graduação habilita o enfermeiro. Já os cargos de técnico e auxiliar de enfermagem têm seus cursos específicos, que são mais breves e permitem que o profissional atue em nível intermediário, sob orientação do enfermeiro-chefe. Os auxiliares e técnicos formam a equipe de enfermagem, junto aos profissionais graduados.
Aliás, cursar essas formações básicas pode ser um bom atalho para a profissão e uma espécie de “estágio” para se familiarizar com as práticas e ambientes.
Composição curricular
O Ministério da Educação prevê as seguintes disciplinas para os cursos de graduação em enfermagem:
- Anatomia;
- Administração de Enfermagem;
- Assistência de Enfermagem ao Indivíduo, à Família e à Comunidade nos ciclos de atenção primária, secundária e terciária;
- Biofísica;
- Biologia;
- Bioquímica;
- Educação em Saúde;
- Farmacologia;
- Fisiologia;
- Genética;
- Histologia;
- Humanização;
- Microbiologia;
- Patologia;
- Parasitologia;
- Psicologia;
- Sociologia.
Você poderá encontrar variações dessas disciplinas, mas todas elas devem estar contempladas no currículo pelo qual você optar.
Como é a carreira em enfermagem?
O enfermeiro trabalhará em hospitais e clínicas, tanto particulares quanto privados, e também em domicílio, prestando serviço diretamente para o paciente.
O enfermeiro também pode atuar em empresas, ajudando a implementar projetos de segurança e saúde para os funcionários, e em escolas, fazendo o mesmo pelos alunos. Ainda há a possibilidade de atuar com pesquisa e ensino, vinculado a um programa de pós-graduação universitário.
Para o enfermeiro clínico, ou seja, aquele que atuará diretamente com os pacientes, é possível especializar-se em uma área da enfermagem. Durante os estudos e nos primeiros anos do exercício da profissão, é válido observar qual ou quais são os assuntos que mais interessam, aqueles que o estudante encontra maior facilidade e que poderão ser, no futuro, a especialidade escolhida.
Ter uma especialização é útil para conquistar oportunidades de trabalho e se aprofundar nos conhecimentos daquela área. Um bom curso de pós-graduação, por exemplo, aliado à experiência, é o caminho certo para isso.
Confira a lista com algumas especialidades possíveis:
Enfermagem geral
É a abordagem mais ampla da profissão, que consiste no cuidado com os pacientes e comando de equipes da área. Se você pensa em trabalhar em hospitais, essa é a especialidade mais indicada.
Enfermagem geriátrica
Os idosos requerem cuidados específicos e tratamentos muitas vezes mais sensíveis. O enfermeiro com essa especialidade acompanhará esses pacientes. Pelo perfil, é comum a demanda por atendimento domiciliar, considerando que muitos idosos têm dificuldades de locomoção.
Enfermagem médico-cirúrgica
O conjunto de procedimentos preparatórios e pós-cirurgia são o objeto de estudo dessa especialização. Garantir que tudo ocorra bem para aqueles que são submetidos a operações médicas, desde a alimentação correta e higiene adequada, passando pelos medicamentos, até curativos e reabilitações, fica a cargo deste profissional.
Enfermagem obstétrica
Acompanhar as mulheres grávidas ou durante o período pós-parto é o objetivo desse enfermeiro. Ele também ajuda nos primeiros procedimentos com o recém-nascido, garantindo o bem-estar e a tranquilidade da família durante este período.
Enfermagem pediátrica
A fase de crescimento é repleta de detalhes. Vacinas, medicamentos específicos, cuidados com a saúde e a alimentação precisam ser o foco com bebês e crianças, para garantir um desenvolvimento saudável. O enfermeiro pediátrico cuidará dessa etapa: amamentação, primeiros passos, até a puberdade.
Enfermagem psiquiátrica
Atuar nas alas psiquiátricas das instituições de saúde, garantindo o bem-estar dos pacientes que sofrem de males mentais e psiquiátricos é um grande desafio e uma missão para os enfermeiros que optam por essa especialidade.
Enfermagem de resgate
Outro desafio é atender vítimas de acidentes, calamidades públicas ou tragédias, como enchentes e deslizamentos de terra. As equipes médicas precisam atuar com rapidez e agilidade, muita precisão e destreza para fazer reanimações, curativos, paliativos e encaminhar a vítima ao atendimento complexo.
Enfermagem de saúde pública
O enfermeiro vai atuar nas unidades de saúde da família, nos postos de saúde e secretarias de saúde, bem como em diversas instituições públicas que realizem planejamento de ações mirando determinada qualidade. A enfermagem também precisa acompanhar esses processos, e o profissional em questão é quem faz isso.
Enfermagem do trabalho
O local de trabalho pode oferecer riscos à saúde e é missão do enfermeiro criar formas de evitar acidentes e prestar pronto atendimento quando for impossível impedir que aconteçam.
Gestão de qualidade
A gestão de qualidade é o aspecto que gerencia um melhor controle sobre os procedimentos e insumos necessários, e que cuida para que todos os atendimentos sejam realizados da forma mais adequada.
Pesquisa e ensino
Por fim, é possível ingressar em programas de mestrado e doutorado e desenvolver pesquisas sobre enfermagem, para descobrir novas técnicas, protocolos, atendimentos e melhorar a área da saúde de modo geral. Além disso, o pesquisador também pode dar aulas em cursos de graduação.
Ser enfermeiro é uma profissão fascinante, não é mesmo? Agora que você sabe como é o curso de enfermagem, é hora de curtir a nossa página no Facebook, para ler mais conteúdos interessantes como esse!