Com o fim do ensino médio, chega a hora de escolher qual profissão seguir. Em meio a tantas opções, é preciso conhecer muito bem cada uma delas. Nós vamos ajudar você a percorrer esse caminho, com informações que podem fazer os seus olhos brilharem. Hoje, falaremos sobre o que se estuda em nutrição e mostraremos a relação disso com a atuação do profissional.
A faculdade forma especialistas capazes de realizar diagnósticos, elaborar dietas personalizadas, criar produtos alimentícios e controlar a qualidade dos alimentos. A grade curricular de nutrição aprofunda o estudo sobre o corpo humano e a relação dele com a alimentação.
Continue a leitura e entenda o que você aprende na faculdade caso opte por esse curso!
Quais são as áreas de estudo que fazem parte do curso de nutrição?
Se você optar pelo curso de nutrição, prepare-se para viver quatro anos agitados. Isso porque a grade curricular dessa graduação é bem diversificada e não se restringe à sala de aula. Há o equilíbrio entre teoria e prática, incluindo a vivência em laboratórios e os estágios em clínicas, indústrias de alimentos e/ou hospitais. É literalmente um prato cheio para quem gosta do assunto, não é mesmo?
Ao longo da faculdade o estudante conhece profundamente as características de cada alimento e o papel dos nutrientes para manter o organismo saudável. Nesse sentido, o futuro nutricionista também compreende como o corpo humano funciona.
O curso é bem amplo e, por isso, abrange várias áreas de conhecimento. A seguir, você conhece quais são elas. Acompanhe!
Saúde
Dentre tudo o que se estuda em nutrição, o maior número de disciplinas faz parte da área da saúde. Essas matérias acompanham toda a trajetória do graduando, desde quando ele é calouro até o último período. O conteúdo é ensinado tanto em sala de aula quanto nos laboratórios, onde os estudantes podem visualizar melhor os conceitos e até mesmo realizar diferentes experimentos.
Veja algumas das matérias estudadas nessa área:
-
Anatomia;
-
Microbiologia;
-
Fisiologia;
-
Bioquímica;
-
Biologia celular;
-
Genética;
-
Imunologia;
-
Patologia;
-
Parasitologia;
-
Embriologia e histologia;
-
Epidemiologia;
-
Farmacologia.
Clínica
Grande parte dos nutricionistas opta por trabalhar em clínicas, atendendo pacientes. Eles fazem avaliações, diagnosticam e preparam dietas para que os clientes consigam atingir seus objetivos de forma saudável.
Para exercer esse trabalho, o estudante deve se dedicar a uma série de disciplinas relacionadas à prática clínica, além de fazer estágios supervisionados nos últimos períodos da graduação voltados a essa área.
Com relação aos estudos nessa área, podemos citar:
-
Educação nutricional;
-
Gastronomia aplicada à nutrição;
-
Avaliação nutricional;
-
Técnica e prática dietética;
-
Terapia nutricional.
Humanas
Apesar de ser qualificado como um curso da área biológica, a nutrição também dá espaço para que o estudante tenha contato com disciplinas ligadas às ciências humanas. Isso porque não dá para ignorar a importância do desenvolvimento humanístico do estudante que, no exercício da profissão, deve lidar com pessoas.
Nesse sentido, alguns dos conteúdos estudados são:
-
Ética na saúde;
-
História da nutrição;
-
Antropologia da nutrição;
-
Psicologia aplicada à nutrição.
Alimentos
Dominar as características químicas e biológicas dos alimentos é uma habilidade que todo nutricionista deve ter. Com base nesse conhecimento, o profissional consegue entender a composição e os efeitos dos nutrientes em nosso corpo — o que é explorado nas diversas atividades exercidas por ele após a faculdade.
Para deixar os graduandos bem afiados sobre o assunto, o curso reúne uma variedade de disciplinas relacionadas aos alimentos, que podem ser ministradas em sala de aula ou em laboratórios.
As principais delas são:
-
Nutrição humana;
-
Química dos alimentos;
-
Promatologia (preparação de alimentos para comercialização);
-
Composição dos alimentos;
-
Higiene e legislação relacionadas aos alimentos;
-
Microbiologia de alimentos;
-
Tecnologia dos alimentos.
Administração
Saber como usar ferramentas de gestão é fundamental não só para os profissionais que desejarem atuar em clínicas particulares, como também para aqueles que prestarem serviço para companhias dedicadas à alimentação. Ao saber como utilizar recursos administrativos ao seu favor, muitos nutricionistas ganham confiança para empreender e trabalhar por conta própria.
Por isso, as faculdades costumam disponibilizar conteúdos específicos na área. Entre eles:
-
Economia;
-
Estatística;
-
Marketing;
-
Administração de unidades de nutrição e alimentação.
Quais são os possíveis campos de atuação do nutricionista?
As possibilidades de atuação para quem estuda nutrição são inúmeras. Por isso, o profissional precisa identificar a área que mais tem a ver com ele e, então, se especializar. As faculdades também costumam incluir disciplinas específicas ligadas a algumas das principais áreas em suas grades curriculares.
Isso é muito útil para que os estudantes fiquem bem informados sobre as escolhas que eles devem fazer no futuro. Veja alguns exemplos:
-
Nutrição esportiva;
-
Nutrição em geriatria;
-
Nutrição em saúde coletiva;
-
Nutrição na adolescência e na infância;
-
Nutrição para gestantes.
É fundamental que o estudante consiga identificar afinidades durante o curso. Saber responder algumas questões ajuda muito na descoberta de qual é o melhor caminho a seguir. Você já pode tentar imaginar:
-
O que você mais gosta de fazer dentro da carreira;
-
Qual o tipo de público você se sente mais confortável em atender;
-
Qual é o local de trabalho ideal — clínicas, restaurantes, hospitais ou grandes empresas.
Viu como a grade curricular de nutrição é completa? Você nunca tinha ouvido falar em muitas das disciplinas que apresentamos aqui, não é mesmo? O curso é bem abrangente e, por isso, forma profissionais completos, que podem realizar diagnósticos e avaliações, elaborar dietas personalizadas, criar produtos e controlar a qualidade de alimentos.
E aí, esse curso é para você? Agora que já sabe o que se estuda em nutrição, é hora de continuar a pesquisa para não ter erro na hora de tomar a decisão sobre qual curso superior escolher. O que acha de estudar disciplinas da área da saúde, ciências humanas, administração, alimentos, prática clínica e campos de atuação do nutricionista nos próximos quatro anos?
Se você ficou animado, talvez a nutrição tenha a sua cara. Para descobrir mais novidades sobre essa e muitas outras profissões, siga a nossa página no Facebook. Compartilhamos muitas novidades por lá! Com certeza, várias delas podem ser bem úteis durante a escolha da profissão dos seus sonhos!