Redes de Computadores

7 conceitos que todo profissional de redes deve conhecer

Mariana Brito
2015-11-23 17:08:51 Z

O mercado de Redes de computadores é rodeado de termos estrangeiros, códigos e conceitos que só os profissionais da área conhecem. Isso acontece porque as maiores inovações tecnológicas do mundo surgem na América do Norte, onde a língua natural é o inglês. Além disso, esse é um dos mercados que está sempre em busca de novidades, o que obriga o profissional a estar sempre muito antenado.

Se você quer estudar ou já é estudante do curso de Redes de Computadores, é bom se ambientar. Leia este artigo até o fim, aqui explicamos os conceitos que todo profissional de redes deve conhecer!

profissional de redes

7 termos da área de redes de computadores explicados

1 - DNS

Do inglês Domain Name System, o DNS é um sistema que converte hostnames (Nomes de Domínio, exemplo: unipe.br) em endereços de IP (Internet Protocol). Quando o usuário digita o domínio no navegador, o computador faz contato com o servidor DNS e faz a interpretação para abrir as páginas relacionadas àquele domínio.

2 - ISP

Acrônimo de Internet Service Provider, ISP  é uma empresa que fornece às pessoas e às empresas o acesso à Internet e outros serviços relacionados, tais como a construção de site e hospedagem virtual. Também pode ser simplesmente chamada de “provedor”.

3 - LAN

Local Area Network, a famosa LAN, é uma rede de área local, ou seja, um grupo de computadores e dispositivos associados que compartilham uma linha comum de comunicações ou ligação sem fio a um servidor.

Normalmente, uma LAN abrange computadores e periféricos conectados a um servidor dentro de uma área geográfica pequena, como um prédio de escritórios ou uma casa. Com ela, computadores e outros dispositivos móveis podem compartilhar recursos, como uma impressora ou rede de armazenamento.

→ Leia também: 5 características que o profissional de Redes de Computadores deve ter.

Baixar ebook

4 - WAN

Wide Area Network, a WAN, é uma rede de telecomunicações geograficamente dispersa. O termo distingue uma estrutura mais ampla de telecomunicações de uma rede de área local (LAN). Uma rede de área ampla pode ser propriedade privada ou alugada, mas o termo geralmente denota a inclusão de redes públicas (uso compartilhado).

5 - Gateway

Um Gateway é um ponto que funciona como entrada para outra rede. Sendo assim, cada um dos computadores que controla o tráfego dentro da rede da sua empresa ou pelo seu provedor local de serviços de Internet (ISP) são pontos de Gateway.

→ Leia também: Redes de Computadores e a alta demanda das empresas.

6 - DHCP

Dynamic Host Configuration Protocol, o DHCP, é um protocolo de comunicação que os administradores de rede usam para gerenciar centralmente e automatizar a configuração de rede de dispositivos associados a um Internet Protocol (IP de rede).

O DHCP permite que os dispositivos que necessitam de um endereço IP solicitem um quando estão iniciando, por exemplo, em vez de um endereço pré atribuído e manualmente configurado em cada dispositivo. Com o DHCP, se um dispositivo é movido de lugar para outro, será atribuído um novo endereço em cada local.

7 - MAC Address

Media Access Control address (MAC Address) é o endereço físico, ou seja, o número de hardware exclusivo do dispositivo (PC, notebook etc.) atribuído pelo fabricante. Ele existe para controlar o acesso ao dispositivo.

Tem mais algum termo que você gostaria de conhecer melhor o conceito? Deixe um comentário!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos