Redes de Computadores

5 passos para se tornar um Administrador de Redes de sucesso

Mariana Brito
2016-01-22 13:32:29 Z

Se você já atua na área de Redes de Computadores e quer ir muito além com essa profissão, você precisa, além de um sólido e embasado conhecimento na área, seguir algumas etapas que te ajudam de fato a se tornar um verdadeiro administrador de redes e a conseguir, é claro, ser um profissional bem-sucedido e renomado no mercado.

Neste post, listaremos cinco passos fundamentais para que você possa ficar preparado para seguir carreira nesse vasto e promissor mercado de TI. Acompanhe com a gente e fique ligado!

Administrador de Redes

1) Graduação

Primeiramente, cursar redes de computadores, ciência da computação ou afins, no ensino superior, é essencial, afinal, o conhecimento adquirido na faculdade, além de valorizado por qualquer empresa que participar de processos seletivos, é essencial para que você adquira as habilidades e competências necessárias para ser um profissional proativo e que saiba lidar com pessoas, tecnologias e processos.

Além disso, a graduação também abre portas para um possível estágio que certamente enriquecerá o seu currículo. Essa pode ser a experiência necessária antes de entrar no mercado de trabalho como um funcionário pleno!

2) Certificados

Apostar em certificados é sempre um ótimo negócio. Afinal, esses documentos atestam o seu domínio no assunto específico, mostrando para o empregador que você é o profissional qualificado de que ele precisa. Entre os mais relevantes da área de redes, podemos destacar o MCSA e MCSE da Microsoft, FCP Fundamental e Master da Furukawa, além do famoso CCNA, ou Cisco.

Baixar ebook

 

3) Conhecer os serviços de redes de computadores

O profissional da área precisa saber quais serviços serão os mais apropriados para atender as empresas em que irá trabalhar, avaliando o custo-benefício para cada situação.

Podemos destacar três serviços para que você comece as pesquisas: OTRS, Zimbra e Bacula. O primeiro é um gerenciador de processos poderoso que pode dar suporte a varias áreas, fazer cobranças internas etc. O Zimbra é um provedor de e-mail muito usado internamente entre as empresas e o Bacula é, basicamente, um gerenciador de backup das redes de computadores.

4) Fluência em inglês

Ter, no mínimo, um nível intermediário do idioma é essencial para a maioria dos empregos. No caso do administrador de redes, ser fluente na língua inglesa é extremamente importante porque muitas ferramentas do trabalho apresentam as instruções em inglês. Por fim, a fluência também facilita o acesso a vários cursos disponibilizados apenas nesse idioma.

5) Sempre estudar e se atualizar

O profissional da área tecnológica não pode se contentar em sair da faculdade e, simplesmente, nunca mais estudar! Até porque a tecnologia está em constante movimento, sempre evoluindo e trazendo novidades.

Portanto, ler revistas sobre o assunto para se manter antenado é uma boa. Cursos livres relacionados a um tema que te interesse, além de agregar no currículo, também te manterão por dentro. Uma dica é investir nos oferecidos gratuitamente pela Microsoft. Mas a opção que mais vale a pena, porém requer um pouco mais de tempo e dedicação, é uma pós-graduação de qualidade, mas isso é assunto para outro post! .

Siga esses passos e suas chances de ser um administrador de redes de sucesso será grande! Gostou do artigo? Se sentiu motivado? Tem alguma dúvida sobre o que é necessário? Comenta aí!

Baixar ebook

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos