Se você está pensando em se aventurar na área de gestão ambiental, precisamos te alertar que esse importante profissional, além de amante da natureza, é um grande e necessário executivo. Sua principal função é garantir que as grandes organizações utilizem com consciência os nossos recursos naturais, diminuindo o máximo possível o impacto gerado por elas no meio ambiente.
Agora que você já sabe um pouco sobre as atribuições do gestor ambiental, é hora de saber como é o curso que fornece os conhecimentos para esse profissional. Hoje, falaremos 5 coisas que você precisa saber sobre o curso de Gestão Ambiental. Confira!
Ele tem curta duração
A graduação em Gestão Ambiental, por ser tecnológica, ou seja, um curso que desenvolve competências profissionais mais específicas, tem uma duração reduzida em relação à graduação comum — geralmente de 2 ou 3 anos.
Porém, não se engane por achar que pela rápida duração o curso não consegue abordar todos os conhecimentos necessários para formar um profissional qualificado. Muito pelo contrário, por atender especificamente a uma demanda do mercado de trabalho, esse curso capacita o profissional para atuar no planejamento, gerenciamento e execução de atividades ambientais — corretivas e preventivas — dentro das empresas.
Não sabe ainda quais os critérios importantes na hora de escolher um curso ou uma faculdade? Nós podemos te ajudar. Saiba como escolher o melhor curso de gestão ambiental, agora mesmo!
Você vai estudar um pouco de Psicologia e Sociologia
Por formar gestores que trabalham diretamente com pessoas, o curso de Gestão Ambiental possui disciplinas como Comunicação Empresarial, Filosofia e Ética Profissional, Psicologia Organizacional, Sociologia das Organizações e muito mais. Essas disciplinas são extremamente importantes para construir um profissional íntegro, responsável e ético.
O gestor ambiental é a junção de um ambientalista com um executivo, pois precisa tomar decisões complexas o tempo todo. Saber como lidar com as pessoas, com a mídia e com o meio ambiente, nesse sentido, exige que o profissional seja muito transparente. Afinal, em casos de desastres ambientais, milhares de vidas são impactadas. Logo, a ética deve ser uma das suas principais atribuições.
Os números farão parte da sua rotina estudantil e profissional
Para calcular as probabilidades, construir relatórios e comprovar a redução dos custos, o gestor ambiental precisa ter habilidade com números. Disciplinas como Matemática Financeira, Contabilidade, Estatística e Economia serão extremamente úteis na vida estudantil do aluno e na sua rotina de trabalho.
Vale lembrar que, além de reduzir impactos ambientais dentro das organizações, é uma das atribuições do gestor ambiental economizar e gerenciar os recursos hídricos e energéticos dentro das empresas. Nesses casos, a matemática se torna uma grande aliada para esse profissional.
O mercado de trabalho vai te acolher rapidamente
Com o tema sustentabilidade em alta nos portais de notícias e redes sociais, o número de empresas buscando profissionais qualificados para propor soluções mais eficientes tem crescido. Estima-se, ainda, que o número de vagas nesse setor deve se expandir ainda mais por conta das mudanças na legislação.
“O gestor é hoje uma profissão em ampla expansão em função das exigências legais, e tanto o setor público quanto o privado precisarão deste especialista” afirma Ana Cristina de Almeida Garcia, coordenadora do curso de Gestão Ambiental da Unisinos. Você está pronto para se destacar nesse mercado?
Você poderá escolher o segmento para atuar
Os segmentos que mais contratam gestores ambientais no Brasil são: hospitais e centros de saúde, companhias de abastecimento de água e energia, mineradoras, portos, aeroportos, construtoras e fábricas de produtos plásticos, cerâmicas, cimentos, pré-moldados, entre outros. Ao concluir o curso de Gestão Ambiental, você poderá escolher qual desses segmentos deseja atuar e se especializar.
Devido ao grande número de oportunidades, o profissional que optar por seguir essa carreira, além de ser rapidamente absorvido pelo mercado de trabalho, conseguirá se especializar em uma determinada área e crescer rapidamente dentro das empresas.
Gostou dessas notícias? Já está cursando ou trabalhando na área de Gestão Ambiental? Compartilhe conosco as suas experiências, ficaremos felizes em trocar conhecimentos!