Não é fácil o momento de decisão sobre qual curso escolher para estudar no ensino superior. Por isso, é muito importante pesquisar todas as áreas pelas quais você tem interesse. Então imaginamos que você chegou até aqui para entender como é o curso de biomedicina, certo?
O profissional de biomedicina é chamado de biomédico. Ele tem conhecimento dos mecanismos que estão por trás das doenças, entende como as doenças são causadas e desenvolve medicamentos e tratamentos para combate e prevenção dessas patologias.
Quer saber mais como é o curso de biomedicina? Então confira nosso conteúdo até o fim para tirar suas dúvidas e ficar por dentro do assunto.
O que é biomedicina?
A biomedicina é uma área da saúde na qual são feitas pesquisas sobre doenças humanas para esclarecer as causas e as formas dessas doenças e se criar métodos de prevenção e tratamentos.
O biomédico pode fazer testes laboratoriais, participar de programas de prevenção de saúde, desenvolver vacinas e reagentes e também atuar em pesquisas e na docência no ensino superior.
Qual é a diferença entre medicina e biomedicina?
Por mais que essas duas áreas da saúde humana estejam no mesmo campo, os profissionais dessas áreas seguem carreiras diferentes, cada uma com suas próprias competências.
O médico atua diretamente com pacientes, podendo diagnosticar doenças, prescrever medicamentos e realizar procedimentos cirúrgicos.
Já o biomédico trabalha com ferramentas que permitirão a realização de diagnósticos. Ou seja, ele identifica e estuda micro-organismos causadores de doenças, determinando as causas e pesquisando substâncias que vão tratar e/ou prevenir o aparecimento dessas patologias.
Como é o curso de Biomedicina?
O curso de Biomedicina tem duração de quatro anos, o que já é bem diferente de Medicina.
Como parte da graduação, também é preciso realizar um estágio supervisionado por um período mínimo de 20% do curso.
Com relação ao conteúdo a ser estudado, segundo o MEC (Ministério da Educação), os alunos de biomedicina têm acesso às disciplinas de exatas, humanas e biológicas, além das específicas do curso.
Alguns dos assuntos que os alunos de biomedicina vão encontrar durante a faculdade são:
-
Anatomia Humana;
-
Bioestatística;
-
Bioética;
-
Biofísica;
-
Biologia Molecular;
-
Biotecnologia Aplicada;
-
Biossegurança;
-
Bromatologia;
-
Citologia e Histologia;
-
Citopatologia;
-
Diagnóstico por Imagem;
-
Eco-Epidemiologia;
-
Embriologia;
-
Estatística;
-
Farmacologia;
-
Física;
-
Fisiopatologia;
-
Genética;
-
Informática;
-
Imunologia;
-
Hematologia;
-
Matemática;
-
Microbiologia;
-
Parasitologia;
-
Patologia;
-
Química;
-
Toxicologia Humana e Ambiental.
Quais são as áreas de atuação da biomedicina?
Depois de concluir o curso de graduação em Biomedicina, o profissional poderá seguir carreira em diferentes áreas, atuando na saúde, no meio ambiente ou no setor acadêmico. Aqui vão alguns exemplos de áreas de atuação desse profissional:
Biologia molecular
O biomédico, nessa área, vai ter conhecimento sobre a estrutura e os processos das moléculas de DNA e RNA, proteínas e carboidratos.
Genética forense
Nessa área, o biomédico atua junto a policiais civis e federais, auxiliando esses profissionais na resolução de crimes.
Hematologia
É entender das propriedades do sangue e das glândulas relacionadas a essa parte do corpo humano, fazendo-se um estudo sanguíneo.
Análises clínicas
Sendo a área mais seguida pelos biomédicos, em análises clínicas o profissional realizará exames clínicos em hospitais ou laboratórios, auxiliando no diagnóstico e controle de enfermidades.
Genética
Nesse caso, o biomédico estuda os genes e a maneira como cada um deles é responsável por algumas características genéticas, síndromes e mutações, além de realizar exames de DNA.
Análise ambiental
Será responsabilidade do profissional pesquisar características microbiológicas para saneamento do meio ambiente, analisando condições de água e esgoto.
Acupuntura
Prevenção de doenças através de estímulos, com agulhas ou sementes, em alguns pontos específicos do corpo. Acupuntura é uma medicina chinesa.
Microbiologia
Nessa área, o biomédico vai atuar estudando micro-organismos como fungos e bactérias.
Toxicologia
É a área de atuação para aqueles que querem pesquisar os efeitos prejudiciais de substâncias tóxicas à saúde humana.
Saúde pública
Trata-se do desenvolvimento e da aplicação de programas de saúde pública pelos quais as pessoas de uma certa região são tratadas.
Diagnóstico por imagem
Nessa área o profissional é responsável pela realização de exames que possibilitam o diagnóstico por imagem, como em tomografias, por exemplo.
Análises bromatológicas
É preciso conhecimento das propriedades dos alimentos e dos procedimentos que envolvem o cultivo e a colheita, garantindo o controle de qualidade desses processos.
Biomedicina estética
Nessa área, trabalhando juntamente com dermatologistas ou cirurgiões plásticos, o biomédico vai desenvolver tratamentos para doenças da pele.
Embriologia
Na área da embriologia, o biomédico vai ter conhecimento de todas as etapas de formação do embrião, trabalhando também com fertilização.
Como é a carreira e o mercado de trabalho?
O ramo profissional do biomédico é bastante amplo. Ele pode trabalhar em institutos de pesquisa, laboratórios de análises clínicas e universidades.
Esse profissional também atua no estudo de patologias com o intuito de compreendê-las e controlá-las. Faz parte do seu trabalho estudar microrganismos causadores de doenças, descobrir novos tratamentos e desenvolver vacinas e remédios.
Além das disciplinas estudadas durante o curso de graduação, o profissional pode fazer especializações para se dedicar a um ramo específico. De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), há 37 especializações reconhecidas na área.
O profissional formado em biomedicina também poderá optar por dar aulas no ensino superior, podendo escolher uma área acadêmica de pós-graduação.
Agora você já sabe mais sobre como é o curso de biomedicina e as possíveis áreas para se seguir após a conclusão da graduação. Acredita ter perfil para ser um biomédico? Quer criar métodos para combate de doenças, promover a saúde e o bem-estar das pessoas? A biomedicina pode ser a área que você tanto procura para se realizar profissionalmente.
Então, agora é hora de voltar para as apostilas e estudar bastante. E não esqueça: para ser um bom profissional, você terá que estar sempre estudando para se aprimorar e se atualizar.
Mas, se mesmo depois de saber como é o curso de biomedicina você ainda acredita que não tenha o perfil para a profissão, não fique triste! Não é hora de parar de procurar. Há diversos outros cursos e você vai encontrar o que se enquadra melhor ao seu perfil e aos seus sonhos de realização profissional.
Para saber mais sobre faculdade, outros cursos e continuar sua pesquisa, curta a nossa página do Facebook e receba nossos conteúdos.