ENEM

Entenda de uma vez as áreas de conhecimento do Enem

Mariana Brito
2016-10-26 16:09:35 Z

Você sabe exatamente quais são as área de conhecimento do Enem? Quem já participou desse exame em algum momento já sabe que ele é bem diferente do vestibular ou das provas e simulados que os professores fazem com seus alunos. A começar pela forma como se apresenta: as questões não estão divididas conforme as matérias que estudamos na escola, mas, sim, em quatro grandes áreas de conhecimento.

Isso acontece porque, diferente do vestibular, o Enem quer saber se você está preparado para colocar em prática - literalmente — tudo o que aprendeu no ensino médio. E isso se reflete nos tipos de questões apresentadas: elas tentam, a todo momento, aproximar as aulas teóricas que você teve em sala de aula com as situações mais corriqueiras que existem por aí

É assim que o Enem consegue medir exatamente as habilidades e competências de cada aluno — e nem sempre o nível de conhecimento que ele apresenta.

entenda-de-uma-vez-as-areas-de-conhecimento-do-enem.jpg

Quais são as áreas de conhecimento do Enem?

Com base em tudo isso que falamos acima, aí vai a primeira regra de ouro: para se dar bem no Enem não basta decorar fórmulas, conceitos e datas importantes. Mais do que tudo, você precisa compreender de verdade o que está estudando e, com isso, ser capaz de cruzar e contextualizar todos os conteúdos entre si. Não, isso não é impossível. Afinal, tudo está interligado, mas nem sempre o aluno — que está envolvido com a pressão e a correria das provas - consegue se dar conta disso.

A seguir, vamos dar uma mãozinha e contar detalhes sobre cada uma dessas quatro áreas de conhecimento do Enem e o que cada uma delas pode lhe reservar para o dia da prova!

1. Ciências humanas e suas tecnologias

O que cai: conteúdos de história, geografia, filosofia e sociologia.

Prepare-se para uma prova recheada de figuras, textos de notícias, pensamentos filosóficos, gráficos, charges e fontes documentais. O Enem se utiliza de recursos neste estilo para testar a capacidade que o aluno tem de fazer a relação entre questões sociais, políticas, econômicas, ambientais e culturais da sociedade com diferentes momentos históricos, o que é típico das matérias que englobam essa área de conhecimento.

Isso, aliás, vai muito além do domínio dos conteúdos que estão sendo cobrados: o aluno também precisa estar pronto para fazer uma análise profunda e crítica de cada um deles e associá-los sempre à realidade que os cerca.

2. Ciências da natureza e suas tecnologias

O que cai: conteúdos de química, física e biologia.

As questões desta temática tentam trazer os conceitos técnicos da química, da física e da biologia para o contexto social e aproximá-lo da realidade do aluno e do seu dia a dia. Assim, ele precisará, por exemplo, identificar fenômenos da natureza, explicar processos naturais e tecnológicos por meio das leis da física e da química e relacionar o que determinados fatos do cotidiano têm com a ver com ciência e com o senso comum.

Portanto, para se preparar para este tipo de avaliação, a melhor técnica é olhar para os lados: observe tudo o que acontece em sua volta e dê atenção aos pequenos acontecimentos, como a simples queda de um copo, o movimento de um carro e o voar dos pássaros, e tente explicar para si mesmo como esses acontecimentos se desenrolam, o que os provoca e de que forma esses conhecimentos podem ser aplicados no dia a dia.

New Call-to-action

3. Linguagens, códigos e suas tecnologias + redação

O que cai: conteúdos de português, literatura, redação, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

Embora seja a área que compreenda o maior número de disciplinas, todas as questões irão se concentrar em um único ponto: a Língua Portuguesa. A prova, portanto, é marcada pela interpretação de textos do início ao fim.

O Enem costuma utilizar diversos recursos para testar a capacidade de interpretação do aluno, usando conceitos, imagens, vocábulos, símbolos, letras de músicas e trechos literários (como poemas), por exemplo, exigindo a aplicação da língua materna em diversas ocasiões do cotidiano e do contexto social, histórico e político - inclusive nas questões de inglês ou espanhol.

Então, é importante que você esteja muito bem informado a respeito do que está acontecendo no Brasil e mundo.

4. Matemática e suas tecnologias

O que cai: conteúdos de matemática.

As questões apresentadas aqui exigem que o aluno vá além da tríade comum de verificar o enunciado, aplicar fórmulas e fazer cálculos, método ao qual ele já está acostumado. A prova que cobra matemática no Enem procura ser a mais próxima possível do mundo real, com situações-problema baseadas em contextos do cotidiano e exemplos práticos que fazem conexão com outras áreas de conhecimento.

A ideia, com isso, é realmente testar se o aluno tem capacidade de interpretar esses dados e utilizar o conhecimento matemático e geométrico para fazer a leitura da realidade e agir sobre ela, dando significado prático para os números e as operações

Então, prepare-se para questões para as quais você terá que interpretar textos, tal qual faz em uma prova de português, para descobrir qual fórmula deve ser utilizada para acertar o resultado.

Mesmo com a divisão das matérias em quatro grandes grupos de estudos, o Enem tem uma marca bem particular que o diferencia do vestibular: a interpretação do texto das questões. Assim, não importa qual é a matéria e qual é o conteúdo cobrado. Se o aluno não conseguir interpretar o que o enunciado está pedindo, ele terá dificuldade de entender a questão e, portanto, assinalar a resposta certa - por mais que domine o conteúdo tratado.

Então, não perca mais tempo: para estar pronto a dominar todas as áreas de conhecimento do Enem, comece já a acompanhar o noticiário da TV, leia jornais, revistas e tente interpretar o que está sendo dito e a que os textos se referem. Com esse exercício diário, você vai treinando a sua capacidade de interpretação e terá mais facilidade durante a prova.

Gostou das dicas? Então, curta nossa página no Facebook e fique ligado em tudo que acontece no mundo do Enem, do vestibular e dos cursos de graduação!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos