Design de Interiores

7 dicas para se destacar no Design de Interiores

Mariana Brito
2016-01-13 13:02:02 Z

Tudo bem que o mercado de Design de Interiores é bastante amplo, mas isso definitivamente não significa que sem um bom currículo e capacidades diferenciadas alguém consiga fazer seu nome na área. Muito pelo contrário, inclusive! Um bom designer de interiores precisa, além de uma formação exemplar e de um senso estético extremamente apurado, de atenção a diversos outros pontos simplesmente essenciais para construir uma carreira de sucesso, destacando-se dos demais. Curioso para desvendar alguns dos segredos da profissão? Então confira:

Destacar em design de interiores

Crie um repertório de inspirações

Seja em um arquivo no seu computador ou até mesmo em pastas físicas, guarde aqueles trabalhos que o inspiram, que são referências no mercado e que esbanjam qualidade, beleza e técnica. Isso não só pode, como deve, ser feito tanto por quem ainda está cursando uma graduação em Design de Interiores, como por quem já atua como designer. O segredo está em pensar que você deve trabalhar e se desenvolver de modo a fazer com com que seus próprios projetos sejam tão atraentes e admiráveis quanto aqueles que servem de referência para seu trabalho!

Monte seu próprio portfólio

Ao criar uma biblioteca pessoal com registros de trabalhos que já idealizou e efetivamente desenvolveu, você pode acompanhar com facilidade sua evolução como profissional. Isso sem contar que ter bons trabalhos devidamente documentados e disponíveis para apresentar a potenciais clientes é uma ótima maneira de demonstrar profissionalismo. Lembre-se de que seu portfólio será sempre seu currículo como designer!

Que tal fazer intercâmbio? Tudo que você precisa saber para estudar nos 4 cantos do mundo

Aprenda com erros e seja receptivo a críticas

Um profissional competente é aquele que vê na crítica ou no erro não um motivo de tristeza ou desânimo, mas sim uma nova oportunidade para crescer e melhorar. E isso vale para absolutamente qualquer profissão, ok? Se, por exemplo, um colega de equipe, um professor ou o próprio cliente criticar algum ponto do seu trabalho, ouça com atenção ao que essa pessoa tem a dizer, reflita, pondere e busque se aprimorar naquela questão em especial. Assim, além de desenvolver suas habilidades, você passará uma imagem muito mais cordial e agradável aos que o rodeiam.

Seja profissional

Respeite prazos e saiba como se portar, tratando sempre muito bem as pessoas inseridas no seu contexto de trabalho. Afinal de contas, de nada adianta ser o designer de interiores mais competente e talentoso se você passa uma imagem inadequada ou antipática, não concorda? Acredite: praticar a inteligência social faz toda a diferença. Assim, não se permita ser associado a uma imagem de irresponsabilidade, desleixo ou deselegância. Além disso, ser um bom profissional do ramo inclui também atualizar-se constantemente e estar sempre a par das novidades e das tendências do mercado. Então corra atrás!

Conheça seu público-alvo

Você precisa saber a fundo com quem está lidando. Para tanto, observe as tendências e os padrões de clientela que geralmente atende e foque, prioritariamente, nos grupos que apresentam características parecidas. Assim você poupará tempo, esforços e dinheiro, pois saberá divulgar seus serviços para as pessoas certas. As pesquisas mercadológicas podem ser muito úteis nesse sentido. Você logo notará a diferença nos resultados!

Valorize o networking

Já pensou que sua rede de contatos pode ser sua maior fonte de clientes? É o poder da famosa propaganda boca a boca! E esse networking é construído desde as salas de aula, viu? Ao zelar por um relacionamento agradável com as pessoas presentes em seu ambiente de estudo ou de trabalho, assim como com quem efetivamente contrata seus serviços, suas chances receber indicações serão exponencialmente maiores. Então adote uma postura solícita, cordial e educada desde já.

Pratique a criatividade

Suas inspirações podem estar em qualquer lugar: na fala de um professor, no movimento da rua, em uma cena de filme e até no latido de um cachorro! O importante é pensar fora da caixinha, trabalhando com o que está a seu alcance. Viu um objeto em desuso? Procure pensar em um fim melhor para ele! Notou que um espaço está mal aproveitado? Trate de remodelá-lo! Para o designer de interiores, o mundo é sua obra-prima!

E então, o que achou das nossas dicas? Pronto para se tornar um grande destaque no universo do Design de Interiores? Comente! E continue de olho no nosso blog para acompanhar as novidades sobre essa carreira pra lá de promissora!

Que tal fazer intercâmbio? Tudo que você precisa saber para estudar nos 4 cantos do mundo

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos